Incrível, mas verdadeiro… Elas estão de volta! Talvez já as tenha visto no Pinterest ou no Instagram. Trigo, escabiose, rhodanthe, lavanda, acroclinium… as flores secas, há muito tempo fora de moda, estão a renovar-se para entrar nas nossas casas e no nosso quotidiano. Um regresso em grande estilo. São uma fonte de inspiração e oferecem uma infinidade de possibilidades para criações originais e modernas que irão embelezar a sua casa. Num espírito campestre, boémio e vintage, a escolha é sua.
É possível secar tulipas?
Para nós, as flores secas são, acima de tudo, uma bela história de amor. Era importante para nós apresentar-lhe este belo universo, imaginar e realizar com paixão bonitas criações florais. Deixar-lhe também a possibilidade de confecionar os seus próprios ramos. Oferecendo-lhe uma ampla seleção constantemente renovada das nossas mais belas flores secas em ramos, pegue nas suas tesouras de podar. Parta à conquista da arte floral. Mas antes de elas fazerem parte da decoração da sua casa, siga estas dicas. Irá otimizar a vida útil das suas flores secas, bouquets, pétalas… e terá a resposta a muitas perguntas.
Como conservar as minhas criações de flores secas?
Sim, a conservação de flores secas é muito simples. Na verdade, não é necessário nenhum cuidado especial para mantê-las em bom estado.
Fáceis de cuidar, as flores secas são as amigas de quem «não tem jeito para jardinagem» e vão dar personalidade ao seu interior. No entanto, certifique-se de seguir algumas regras de ouro e terá todas as hipóteses do seu lado. A secagem de flores não terá mais segredos para si.
- Recomendamos que coloque as suas flores secas longe da luz solar direta para que não percam a cor. Os raios solares podem queimar irremediavelmente as cores,
- Afaste-as de fontes de calor excessivo,
- De preferência, evite colocar o vaso na casa de banho, onde há muita humidade. A longo prazo, o seu ramo não resistirá.
- A exposição à humidade pode alterar a sua qualidade, por isso certifique-se de que as mantém num local seco, longe da humidade, inimiga jurada das plantas secas,
- Para tirar o pó das suas flores secas, use um espanador ou um pano macio para não danificá-las. Outra dica: basta passar levemente um secador de cabelo com ar frio para remover o pó que pode se acumular com o tempo,
- Escolha o recipiente, vaso, jarra… onde irá colocar o seu ramo artesanal de flores secas caseiras . Certifique-se de que ele esteja seco e limpo.
Agora que revelamos as nossas dicas, é a sua vez.
Como secar flores sem as achatar?
É difícil não se deixar seduzir por estas flores naturais. Depois de colhidas diretamente nos campos pelos nossos produtores parceiros, elas foram secas pelo mesmo método artesanal há décadas. Em seguida, receberam toda a atenção necessária para garantir a sua qualidade e longevidade. Estes métodos são adaptados e aplicados em grande escala para responder à crescente procura por plantas secas.
No entanto, existem muitas maneiras ou técnicas para secar plantas para consumo próprio e para se divertir em casa. Entre as técnicas de secagem de flores, especialmente aquelas que não correm o risco de as achatar, podemos citar:
- o micro-ondas, a ser usado em pequenas sequências curtas para não secar a flor e torná-la «quebradiça»
- o método que consiste em pendurá-las num local seco e bem ventilado pelo caule é o que obtém melhores resultados. De cabeça para baixo, é o método mais clássico, mais simples, mas talvez o mais eficaz de todos,
- o «deixar fazer». Às vezes, algumas flores secam sozinhas, porque simplesmente foram esquecidas no vaso. A água evapora lentamente e sai gradualmente da flor. É importante notar que isso também funciona!
Se quiser secar pétalas, evite esmagá-las entre dois livros ou qualquer outro tipo de prensa. Deixe-as secar naturalmente, pois assim manterão uma forma muito mais natural. O tempo de secagem dependerá de vários fatores. É necessário ter em conta a espessura das pétalas em questão, o nível de humidade na divisão…
Por que lacá-las ?
Depois de secas, algumas flores ficam frágeis ao toque. Por isso, para preservá-las melhor, é aconselhável pulverizá-las com laca. Esta fina camada de fixador permitirá reter as partes que poderiam soltar-se. No entanto, é necessário ter muito cuidado ao manuseá-las, pois continuam frágeis.
Como conservar para sempre um ramo de flores murchas?
Prolongue o prazer de ter flores em casa, mesmo que elas mostrem sinais de cansaço! O seu ramo já não está muito fresco? Não o deite fora, talvez possa conservar todas ou algumas das flores que o compõem? Retire-o da água, isole cada haste das flores e guarde apenas as que poderá secar. Limpe os caules removendo o excesso de folhas que possa existir e pendure-os de cabeça para baixo. Após alguns dias de paciência, obterá um secamento perfeito das flores. A flor ficará totalmente desidratada e poderá conservá-la praticamente para sempre. No entanto, nem todas as flores secam. Por exemplo, é impossível secar tulipas.
Como secar trigo?
Bem, nada mais simples! Basicamente, não há nada a fazer! O trigo é um cereal que, uma vez colhido e amarrado em feixes, seca sozinho. Deixe-o num local protegido da humidade, no sítio mais seco que conseguir encontrar. Por isso, bastam alguns dias para que o seu trigo fique perfeitamente seco. Poderá então aproveitá-lo em ramos, feixes, vasos individuais…
Ouvi falar de glicerina, o que é isso?
A glicerina ou um processo derivado é utilizado na estabilização de plantas. Nesse caso, já não se trata de flores secas, mas sim de flores estabilizadas. Trata-se de um método de conservação mais técnico da flor. É verdade que também é mais delicado. No entanto, este processo conserva a «flexibilidade» dos vegetais em geral, o que não é necessariamente o caso durante a secagem.
Na nossa loja online, encontrará a nossa seleção de flores secas a um preço acessível para uma decoração duradoura e adequada ao seu orçamento. Poderá criar facilmente composições de flores secas, como ramos, guirlandas e outros acessórios decorativos, que refletem a sua personalidade. Para si ou para oferecer, as flores secas acompanham inúmeras criações. Por que gostamos tanto delas? Porque são autênticas e intemporais.