Já estamos na metade de abril e a chegada do muguet ainda não aconteceu. Também chamado de convallaria majalis, ele floresce na primavera, principalmente em regiões temperadas. Por trás da sua aparência de pequena flor humilde e delicada, esconde-se uma tradição e uma bela história. Dizem mesmo que, se passear pelo bosque perto de sua casa, poderá ouvir os seus pequenos sinos brancos a tocar quando se aproxima o dia 1 de maio!
As origens do muguet

Oferecer muguet como amuleto da sorte é bom, mas saber porquê e de onde vem é ainda melhor! Temos as respostas para as duas ou três perguntas que você se faz todos os anos nesta mesma época.
Quando surgiu a tradição de oferecer muguet no Dia do Trabalhador? Por que ele traz boa sorte? Ele tem propriedades especiais? Vamos contar tudo, é por aqui!
Há algumas décadas, o muguet não tinha essa aura. Existem muitos mitos e lendas em torno do dia 1 de maio e desta pequena flor fresca. Aqui estão alguns que nos encantaram e que gostaríamos de partilhar consigo. Para compreender melhor o simbolismo e a importância do Muguet nacional francês , mergulhe no nosso artigo que revela todos os seus segredos fascinantes.
Um pouco de história
Na mitologia grega, o deus Apolo teria criado o muguet para oferecer às suas nove ninfas um delicado tapete perfumado e macio para pisarem. O objetivo era que elas não magoassem os pés, pois passavam a maior parte do tempo descalças.
Do lado cristão, conta-se que a batalha entre um dragão e São Leonardo deu origem aos pés de muguet. Eles teriam surgido quando as gotas de sangue deste último caíram no chão. Esta lenda explicaria em parte a crença de que o muguet traz sorte, uma vez que São Leonardo saiu vitorioso.

A história mais conhecida remonta à época do Renascimento, com um rei de França. Nas zonas rurais, era costume oferecer um ramo para afastar a maldição do inverno.
Em 1560, Carlos IX explorou a Drôme, onde lhe ofereceram um ramo de muguet. Agradavelmente surpreendido com este gesto, decidiu oferecê-lo às damas da corte no ano seguinte, como amuleto da sorte. De volta à capital, na noite da sua estreia no palco do «Concert Parisien», ele exibiu alguns ramos de muguet na lapela. Como a estreia foi um sucesso, ele fez desses ramos de lírio-do-vale o seu novo amuleto da sorte.
Este gesto tornou-se popular com o passar dos anos. Então, em 1 de maio de 1900, durante uma festa organizada por grandes estilistas parisienses, clientes e funcionárias receberam ramos de muguet. Tradição que se democratizou com o tempo, quando o marechal Pétain associou essa data ao Dia do Trabalhador.
E o nosso muguet, de onde vem?
Oferecer muguet é sempre um prazer. Fazê-lo de forma local, e ainda mais durante este período, pode fazer a diferença. Na portugal-flores.pt, fizemos questão de responder a essa procura. É por isso que selecionámos para si muguet da França, proveniente diretamente de Bordéus e da região de Nantes.
Este ano, mais do que nunca, era importante para nós destacar o saber-fazer francês e, acima de tudo, o das nossas regiões.
Uma oferta especialmente dedicada aos profissionais para garantir a satisfação: o nosso bouquet individual. É composto por um ramo de lírio-do-vale e uma folha de muguet , tudo embalado num invólucro transparente. Colhido especialmente para si, garantimos que nunca foi tão fácil desejar felicidades aos seus entes queridos!

Oferecer muguet

Estrela do mês de maio, o muguet é um símbolo de felicidade e, mais particularmente, de felicidade reencontrada. Mas sabia o que ele celebra? O regresso da felicidade à vida de uma pessoa. E mais? Quando oferecido, expressa ao destinatário dessa atenção o desejo de que ele recupere a felicidade em breve. Não sabemos o que pensa, mas achamos isso tão romântico… Em ramo cortado, em ramo único ou acompanhado de folhas e rosas, há para todos os gostos! Além de ser uma flor bonita para oferecer, também a apreciamos pelas suas virtudes tão particulares.
O muguet, virtudes?
Emblema do dia 1 de maio e do feriado do Dia do Trabalhador, esta pequena flor fresca também teria propriedades medicinais. Embora seja extremamente tóxica, os seus princípios ativos são agora utilizados em casos de distúrbios cardíacos. Não sabia? Nós também não!
Parece que o nosso tradicional muguet estimula os batimentos cardíacos e a respiração. Hoje em dia, é recomendado em casos de problemas cardiovasculares, inflamação do tecido pulmonar ou insuficiência cardíaca. Mas atenção, apenas as campânulas no início da floração e as folhas são utilizadas! Deixamos, naturalmente, aos cuidados das equipas médicas a utilização do muguet para fins terapêuticos. Para nós, será decoração, felicidade e um perfume excecional que poderemos desfrutar durante vários dias em casa!

Lírio-do-vale para o seu casamento?
Esta linda flor com sinos brancos não é exclusiva do Dia do Trabalhador! Ela também pode fazer parte do seu casamento com pequenos toques sutis. Delicadamente colocadas no seu bouquet de noiva ou na decoração dos centros de mesa ou das botões de lapela, as suas pequenas campânulas brancas combinam na perfeição com o seu tema.
Esperamos que lhe traga sorte e lhe encha de felicidade para acompanhar este dia único da sua vida.
Como conservá-lo?

Receber muguet muitas vezes nos emociona, pois representa uma atenção especial daquele que o oferece. Gostaríamos que durasse o máximo possível. Damos-lhe algumas dicas para que dure um pouco mais na sua casa doce casa .
Assim que o receber, não hesite em colocá-lo num pequeno vaso adequado com cerca de dez centímetros de água bem fresca. Pode então colocá-lo na sua sala de estar ou na sua cozinha. Tenha o cuidado de o colocar longe da luz solar direta e de correntes de ar. Não se esqueça de cortar os ramos de muguet em ângulo com uma faca ou uma tesoura.
Para aqueles que desejam aproveitar por mais tempo a frescura dos seus buquês, convidamo-lo a descobrir as nossas dicas sobre a conservação ideal do muguet , para adicionar um toque duradouro de primavera ao seu interior.
E agora está pronto(a) para desfrutar do seu ramo de muguet e do seu perfume tão especial. Um perfume tão procurado que a sua nota floral faz parte das fragrâncias dos grandes perfumistas.